sábado, 26 de dezembro de 2020

Aprenda Usar o Capture One Express


 

Capture One Express é uma versão limitada, mas gratuita do Capture One, que lhe permite fazer edições em suas fotos.

Você poderá editar fotos tiradas por câmeras Fujifilm ou sony. Fotos no formato raw, tiradas por outras câmeras não poderão ser editadas. Veja essa foto tirada em uma câmera Nikon, D750. Os controles não ficam disponíveis. Contudo, você poderá editar fotos no formato em JPEG tiradas por qualquer câmera. Veja essa foto em JPEG tirada pela mesma câmera. Você poderá usar os controles para fazer ajustes.

Isso significa, que o Capture One Express é uma ótima opção para fazer edições avançadas em fotos no formato em JPEG, independente do tipo de câmera que você usa, até mesmo fotos tiradas por celulares.

 

Para baixar o programa, abra o navegador de internet e digite Capture One Express.

Clique no site da empresa.

Escolha a versão para Fujifilm ou para Sony. Clique em LEARN MORE.

Na próxima aba, clique na opção GET YOUR FREE DOWNLOAD.

Crie uma sua conta gratuita e faça o download do programa.

Instale o programa e use a licença que você recebeu por e-mail.

 

Ao abrir o programa, aparecerá uma aba com informações extras. Se não quiser vê-la novamente, desmarque a opção SHOW ON STARTUP e a feche.

 

A Interface do programa

Todas as fotos aparecem no Browser. O browser poderá vir no canto esquerdo, no canto direito (ctrl shift T) ou embaixo (ctrl shift B).

No meio, temos o visualizador que mostra a foto selecionada e pronta para receber a edição.

No lado esquerdo, temos as ferramentas de edição.

Acima, temos a barra de ferramentas, e as ferramentas do cursor.

 

Para facilitar a edição, as ferramentas mais comuns foram organizadas dentro da segunda aba com a letra Q, de Quick, em inglês. Para economizar espaço na tela, todas as ferramentas podem ser fechadas ou abertas com um clique em seus nomes.

Outra aba importante é a primeira. Com ela, você poderá organizar e lidar com todas as suas fotos.

 

Para importar fotos, clique no botão de importação. Você informa a pasta onde estão as suas fotos e clica em IMPORT.

 

Você poderá ajustar automaticamente uma ou mais fotos. Para fazer o auto ajuste, selecione as fotos e clique na opção AUTO ADJUST, na aba das ferramentas.

Você poderá escolher quais os ajustes que serão usados para a correção automática. Clique no ícone do AUTO ADJUST e espere alguns segundos e marque ou desmarque as opções que você desejar.

 

Para começar o procedimento de edição, a aba das ferramentas básicas, é a mais indicada. Ela contém todas as ferramentas básicas para ajustes simples e rápidos.

Para aplicar um ajuste, mova o controle para a esquerda ou para a direita. Se você não gostou do ajuste, dê dois cliques em qualquer parte do nome do controle para resetá-lo.

Veja uma sugestão de uma sequência simples de edição. Contudo, nem todos os ajustes precisarão ser feitos.

1.                Se preciso, cortar a foto;

2.                Ajustar White Balance;

3.                Ajustar Hightlight;

4.                Ajustar Shadow;

5.                Ajustar Brightness;

6.                Ajustar Saturation;

7.                Ajustar Sharpening;

8.                Ajustar clarity;

9.                Às vezes, aplicar Vignetting

10.             E, às vezes, ajustar alguma cor

 

Você poderá usar STYLES para aplicar edições pré-definidas de forma rápida. Eles podem ser encontrados na aba de ajustes, no terceiro ícone. Veja quais são os STYLES disponíveis e passe o mouse para visualizá-los. Clique no STYLE desejado para aplicá-lo a uma ou mais fotos. Para remover o STYLE, clique nele novamente.

Mesmo após a aplicação do STYLE, você poderá ajustar a foto novamente, personalizando-a ainda mais.

Você poderá comprar mais STYLES no site da empresa, ou fazer os seus.

 

Ao terminar a edição, chegou o momento de exportar suas fotos.

Selecione as fotos que serão exportadas. Clique no ícone de exportação na barra de ferramentas.

Escolha um local para onde as fotos serão exportadas ou crie uma pasta para receber as importações.

Para exportar fotos para o compartilhamento em redes sociais, em SCALE, escolha WIDTH, escolha PX e digite 2000. Clique em EXPORT.

 

Pronto, isso é tudo o que você precisa para editar fotos no Capture One Express.

Para saber mais, vejo o meu curso Introdução ao Capture One.

Como o Capture One Express é limitado, você poderá adquirir ou assinar o software completo. Teste o programa com essa opção gratuita e veja se ele é para você. Se decidir pelo Capture One Pro, veja o link na descrição desse vídeo.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Dehaze no Capture One 21


 

A ferramenta Dehaze serve para melhorar o contraste e a saturação de fotos tiradas em dias nublados ou neblinados.

É muito simples usar a ferramenta. Para reduzir o efeito da neblina na foto, arraste o controle até que você esteja satisfeito com o resultado. O contraste e a cor da foto irão ser ajustados automaticamente.

Caso você não fique satisfeito com o ajuste dado pelo programa, você poderá escolher o ponto da tonalidade escura na foto, para ser a base do ajuste. Use o pincel de escolha de tons escuros na aba do Dehaze, e clique em pontos escuros da foto, até obter o resultado desejado.

Ao usar a ferramenta Dehaze, você poderá usar a ferramenta Clarity.

Uma alternativa, é usar a ferramenta Brightness.

Também, tente usar a ferramenta Highlight.

Quando você não quiser aplicar a ferramenta Dehaze na foto toda, acrescente um layer cheio. Poderá aparecer um vermelho na foto, indicando que o layer está pronto para receber o ajuste. Aperte a letra M, para que o vermelho, conhecido como máscara, apareça ou desapareça.

Arraste o controle da ferramenta Dehaze até você ficar satisfeito com a alteração. Pressione a letra E para chamar a borracha e ajuste-a a gosto.

Basta passar a borracha nas áreas que você desejar retirar o efeito do Dehaze.

Você poderá também acrescentar Dehaze negativo na foto toda ou em um layer para poder retirá-lo das partes que você não quiser.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Speed Edit - Edição Acelerada no Capture One 21

A edição acelerada, ou Speed Edit é uma alternativa poderosa para acelerar a edição de suas fotos sem precisar mover controles nas ferramentas de edição, além de minimizar o uso de aparelhos externos que fazem isso, como por exemplo, um controlador midi ou o Loudpeck.

Você conseguirá acelerar a sua edição usando teclas do teclado junto com um mouse, ou um trackpad, ou um wacom tablet ou ainda com as setas do teclado.

Para ver quais são as teclas e as ferramentas que você poderá usar com o Speed Edit, vá ao menu Edit, Edit Keyboard Shortcuts. Clique em Speed Edit Keys.

Aqui você verá as opções disponíveis. Você poderá personalizar qualquer uma delas.

Você poderá chamar a lista completa de atalhos do programa, caso queira visualizá-los mais facilmente, ou imprimir uma lista e deixá-la para consulta.

Para ativar a edição acelerada, clique e segure qualquer uma das letras. Para ajustar a exposição por exemplo, clique e segure a letra Q, em seu teclado. Perceba que enquanto a tecla Q estiver pressionada, aparecerá na parte de baixo da foto, uma barra informando qual ferramenta está sendo usada, que nesse caso, é a exposição. Para fazer o ajuste, clique no botão esquerdo do mouse,  arraste para qualquer direção. Para cima e para baixo, aumenta ou diminui a exposição. Para a direita ou para a esquerda, também aumenta ou reduz a exposição.

Além do mouse, você poderá usar as setas do teclado, arrastar dois dedos em um trackpad ou usar um wacom tablet.

Se você selecionar mais de uma foto, poderá ajustar todas de uma só vez, usando a edição acelerada. Caso a foto já tenha sido ajusta anteriormente, a edição acelerada irá aumentar ou reduzir a configuração da ferramenta a partir do ponto que já foi editado.

Caso a foto tenha Layers, a edição acelerada irá ajustar apenas o background, ignorando-se assim, todos os layers que existirem na foto.

Você poderá ajustar a sensibilidade da edição acelerada indo em Edit, Preferences e ajustar o controle a gosto. Você poderá até mesmo desabilitá-la.

Se você usar a edição acelerada em tela cheia, poderá ficar totalmente concentrado na edição de sua foto. Aperte a letra F para ir para o modo de tela cheia e se precisar, use as teclas de atalho Ctrl T e Ctrl B para que as abas das laterais desapareçam. Faça os ajustes necessários e depois use as setas do teclado para avançar para a próxima foto. Use as mesmas teclas de atalho para deixar a tela como estava antes.

Para facilitar ainda mais a edição acelerada, é possível ajustar o pincel. Ajuste o seu tamanho, hardness, opacidade e fluxo.

Pressione Alt + clique direito do mouse e arraste-o para ajustar o tamanho ou hardness.

Ao arrastar o mouse pela foto, você poderá ver na tela qual dos dois você irá modificar. Esquerda e direita, ajustam o tamanho do pincel. Para cima e para baixo, ajustam hardness.

Pressione Shift + clique direito do mouse e arraste-o para ajustar a opacidade e fluxo.

Da mesma forma, ao arrastar o mouse para a esquerda e para a direita, você irá ajustar a opacidade. Ao arrastar o mouse para cima e para baixo, você irá ajustar o fluxo.