sexta-feira, 22 de maio de 2020

As novas ferramentas Healing e Cloning do Capture One 20


As novas ferramentas Healing e Cloning do Capture One 20

A atualização de maio de 2020 para o Capture One, trouxe várias melhorias para o programa. Vale lembrar, que essa atualização poderia ter sido uma nova versão do programa. Contudo, a empresa decidiu deixar tais melhorias como um upgrade para todos os usuários e de forma gratuita.
Entre essas importantes atualizações, houve uma melhoria significativa para as ferramentas do Healing e Cloning. Agora, você irá reduzir o uso de outros programas, como o Photoshop, por exemplo, para fazer a limpeza de rugas, tirar manchas na pele, colar ou retirar itens da foto. Você verá, que o programa é capaz de fazer tais tarefas de forma impressionante e sem perda de performance.

Vamos aprender a usar essas duas ferramentas e a entender a diferença entre elas.
Para essa foto que tenho na tela, vou limpar algumas imperfeições naturais da pele da modelo.
Primeiramente, é preciso selecionar a nova ferramenta Healing, ou usar a sua tecla de atalho, Q. Esse atalho é padrão do programa. Contudo, caso ele não funcione, você precisará acrescentá-lo. Para acrescentar essa tecla de atalho, no menu principal, vá em Edit, Edit keyboard Shortcuts, Cursor Tools, Healing e digite a letra Q no campo. Para terminar, escolha Close. Apesar de esse ser um atalho padrão, eu precisei acrescentá-lo.
Com a ferramenta Healing selecionada, comece a retirar a primeira parte indesejada da foto. Quando você liberar o botão do mouse, o programa irá, automaticamente, escolher um ponto de referência para cobrir a área selecionada.
Agora, ao usar essa ferramenta, o programa criará, automaticamente, um layer dentro da ferramenta dos Layers.
Você poderá clicar quantas vezes quiser. A cada clique, o programa escolherá um ponto de referência diferente, possibilitando-se assim, que a correção seja bem mais acertada.

Para alterar as configurações da ferramenta Healing, clique com o botão direito do mouse e escolha entre as opções existentes, como o tamanho do pincel, a sua suavidade, opacidade e fluxo. Dentro dessa aba, você poderá escolher ter as setas da ferramenta visíveis ou não na tela, marcando ou desmando a opção Display arrows. Quando você leva o mouse para fora da foto, as setas também desaparecem.
Quando um ponto escolhido pelo programa não for capaz de retirar uma parte da foto apropriadamente, você poderá movê-lo. Selecione-o, clicando nele com o mouse e arraste-o para outro lugar. Você, também, poderá movê-lo usando as setas para cima ou para baixo, da esquerda ou da direta do seu teclado, para ter um ajuste mais preciso. Para retirar a seleção de um ponto de origem, clique nele novamente.
Para deletar qualquer um desses pontos, primeiramente, clique nele para selecioná-lo e use a tecla Delete, em seu teclado.

Independente dessas paradas, você poderá continuar a retirar partes indesejadas da foto, porque agora, você tem infinitos pontos. Vale ressaltar mais uma vez, que o programa não demostra nenhuma lentidão durante esse procedimento.
Você tem controle completo sobre esse processo. Você poderá desabilitar o Layer, desmarcando-o na aba dos Layers. Com isso, você poderá visualizar um antes e um depois. Você poderá alterar a opacidade do Layer para ajustar a sua edição. Você ainda poderá deletar todas as alterações feitas, deletando o próprio layer.

Para a próxima foto, vamos copiar as gotas de água usando a ferramenta do cloning.
Escolha a ferramenta do Clone, ou use a sua tecla de atalho, S.
A principal diferença entre Healing e Cloning é que a ferramenta Heal, automaticamente combina um ponto com outro, de forma a se ajustar com a diferença de luminosidade entre o ponto escolhido e o ponto a ser alterado. Já o Clone, simplesmente copia um ponto e o cola em outro, sem nenhuma combinação. Além disso, ao usar a ferramenta do Clone, você precisa escolher, manualmente, o ponto que será a referência da cópia a ser usada. Para escolher o ponto de referência, clique na foto, enquanto pressiona a tecla Alt, em seu teclado.
Assim que você clicar, o programa, automaticamente, criará um Layer, na aba dos Layers e dentro da foto, ele também, criará um ponto de referência. Quando você passar o pincel na área que você deseja usar o ponto de referência, o programa irá copiá-lo.
Como na ferramenta do Heal, você poderá ter vários pontos em um mesmo layer.
Nessa outra foto, eu quero duplicar essa pinta. Escolha a ferramenta do Clone, ou use a sua tecla de atalho, S. Clique na pinta enquanto segura a tecla Alt, em seu teclado, e clique em outro ponto da foto.

Agora, eu preciso clarear uma parte da foto de forma gradativa, para controlar o resultado. Assim sendo, é preciso clicar em uma área mais clara, para escolher um ponto de referência, sempre pressionando a tecla Alt. Clique no botão direito do mouse para controlar as configurações da ferramenta. Ajuste o tamanho do pincel e reduza a sua suavidade e fluxo. Quanto menor for o fluxo, mais controle você terá sobre a aplicação da ferramenta.
Comece a pintar na área que precisa ser ajustada. Quando ficar satisfeito, ou para conferir o que você está fazendo, habilite e desabilite o seu layer.
Como na ferramenta do Heal, você poderá alterar o ponto de origem, clicando nele e arrastando-o para outro local, usar as teclas do teclado para um ajuste mais preciso, ou até mesmo deletá-lo.
Dentro da mesma foto você poderá trabalhar tanto com Cloning quanto com Healing. Use as suas teclas de atalho para facilitar a escolha da ferramenta apropriada e assim que você começar a pintar, o programa colocará automaticamente cada um em seu próprio layer, ou criará o layer, caso ele não exista.
Se quiser variar a opacidade entre os layers, você poderá criar outro layer de Heal ou Clonig.
Não pense que as ferramentas do Heal ou Clone só funcionam com objetos pequenos. Você poderá usá-las para remover objetos maiores e mais complexos.





Veja meus cursos no site da Udemy:
Introdução ao Capture One
Poderoso software de edição de imagens. Atualmente, é o melhor software de edição de imagens no formato RAW. Do básico ao avançado. Duração 8h.

Melhorando a Iluminação de fotos com o Photoshop
Curso básico do Photoshop para quem não sabe nada do programa. Duração: 2:30 min.




Introdução ao Illustrator.
Curso básico de Illustrator.
Link do curso: https://www.udemy.com/course/introducao-ao-illustrator/?referralCode=DE7451B0B48F1CE68856