quarta-feira, 30 de setembro de 2020
segunda-feira, 28 de setembro de 2020
sexta-feira, 25 de setembro de 2020
sexta-feira, 18 de setembro de 2020
quarta-feira, 16 de setembro de 2020
segunda-feira, 14 de setembro de 2020
Você conhece o Anki?
Você conhece o Anki?
Primeiramente, o que é Anki? Anki é um software que ajuda a memorizar qualquer coisa usando o sistema chamado SRS (spaced repetition System) que combate a curva natural do esquecimento que temos. Ele é muito usado por estudantes de medicina, para quem estuda idiomas e para quem precisa memorizar algo.
O Anki poderá ser usado no computador, tablet e celular. Ele é gratuito. Contudo, para usar o app do anki no sistema da Apple, você precisa pagar. Para contornar essa situação, no seu ipad ou no seu iphone, use o Anki em um navegador de internet e assim, você não precisará pagar.
Para instalar o programa em seu computador, vá ao site da empresa e procure pela opção de download para o seu sistema. O site traz duas opções de download. Uma versão mais recente e outra versão anterior. Sugiro sempre instalar a versão anterior porque ela é mais estável do que a outra.
Para poder usar o anki em várias plataformas, faça a sua conta totalmente gratuita no site da empresa. Assim, os decks que você estiver estudando, ficarão disponíveis em todos os seus aparelhos.
Para você testar o anki, vou deixar disponível para download, um arquivo com as 50 frases mais usadas em inglês. Nesse arquivo, você terá as frases em inglês, português e a pronúncia.
https://ankiweb.net/shared/info/639879746
https://ankiweb.net/shared/info/639879746
Para importar esse arquivo para o Anki, faça o download dele, vá em File e em Import. Você poderá usar a opção de download de um outro link alternativo, que irá baixar o arquivo diretamente para o Anki ou para a parte de downloads do seu aparelho. Vou deixar esse link na descrição desse vídeo. Para o seu celular, você pode mandar um e-mail ou um WhatsApp para você mesmo com esse link, fazer o download e enviar para o Anki.
Com o arquivo no anki, você poderá alterar a quantidade de cartões que serão estudados por dia e o intervalo de repetição, ao clicar na ferramenta e escolher Options. Sugiro deixar essa configuração igual a minha e só alterar a quantidade de cartões a serem estudados por dia. Se 20 cartões forem muito, reduza para 10, por exemplo. Na aba Reviews, marque quantos cartões serão revisados por dia. Esses cartões começarão a aparecer nos dias seguintes, após você ter estudado o seu deck. Quando terminar de configurar o programa marque ok.
Para trazer cartões para um deck usando o Excel, digite as palavras com ou sem a tradução. Quando você não tiver a tradução, selecione a primeira coluna, copie e leve para o Google Sheets. Cole na coluna correspondente para que as traduções sejam geradas automaticamente conforme a fórmula da aba. Ajuste a formula a gosto alterando as iniciais dos idiomas em verde. Vou deixar o link dessa tabela, caso você queira usá-la.
Assim que a tradução estiver pronta, selecione e copie as duas colunas para colá-las no Excel.
Como nessa planilha já tenho as traduções, basta selecionar e copiar as duas colunas para salvar essas informações em outra planilha. Vá em File, new. Clique na primeira coluna e cole as informações da planilha anterior. Feche a nova planilha, escolha a opção avançada de salvamento. Escolha um nome e o local de salvamento. O importante é salvar o arquivo no formato CSV UTF-8 para que ele seja reconhecido pelo Anki.
Feito esse processo, no Anki, vá em File e Import. Escolha o arquivo a ser importado.
Escolha o Deck para onde irá a informação ou crie um novo Deck. Faça o mapeamento. A primeira coluna do Excel corresponde ao idioma que você está aprendendo e deve ficar onde está escrito French. A segunda coluna é a tradução e deve ficar no campo onde está escrito Translation. Escolha Import.
Selecione Browse e escolha o deck importado. Acrescente Tags para facilitar a categorização desse deck. Clique em um cartão e pressione Ctrl A para selecionar todos os cartões. Vá em Notes, Add Tags, digite a palavra-chave que você quiser e escolha OK.
Vamos instalar um Add-ons chamado AwesomeTTs. Ele serve para trazer som automaticamente para os itens que você tem no Anki. Vá para Tools e Add-ons. Clique em Get Add-ons. Para conseguir o código de instalação, escolha a opção Browse Add-ons para abrir a página do AnkiWeb. Clique no Add-ons, procure pelo código de instalação, selecione e copie-o. Volte para o Anki, cole o código e escolha OK. Você precisará reiniciar o Anki.
Para acrescentar som aos cartões, clique em um cartão e pressione Ctrl A para selecionar todos os cartões. Clique na opção AwesomeTTs, Add Audio. Na aba, selecione Google Translate e o idioma. Em Source Field, escolha o campo French, nesse exemplo. No campo Destination, escolha o campo Pronunciation, que é o campo do cartão que receberá o som. Nesse exemplo, esse cartão possui três campos, Francês, Tradução e Pronúncia. Clique em Generate e espere que o som seja gerado para todos os cartões que foram selecionados.
Se quiser mesclar dois decks, selecione todos os cartões do deck, pressionando Ctrl A. Vá em Cards, Change Deck e escolha o Deck que receberá os cartões selecionados. Escolha Move Cards.
Voltando para a aba dos decks, você poderá deletar o Deck que estiver vazio.
Ao clicar no deck, você terá a informação de New, novos cartões a serem estudados para aquele dia, Learning, são os cartões que estão sendo estudados agora. To Review são os cartões estudados nos dias anteriores e que serão estudados nesse dia novamente.
Ao escolher um deck para estudo, use a tecla de espaço no computador para mostrar a resposta. No seu teclado, use os números 1, 2, 3 e 4 (quando disponível) para informar para o programa se 1 Again, de novo porque você não sabe o cartão, 2 para e 3 para Easy para quando a informação for muito fácil para você. 10 minutos, 1 dia e 8 dias representa a quantidade de tempo em que o cartão irá aparecer novamente.
Vou deixar um cartão vazio como esse, na descrição do vídeo, para você fazer o download. Você poderá usá-lo para inserir três informações. French, para o campo do idioma que você está aprendendo. Pronunciation, para você inserir a pronúncia e o terceiro campo Translation para você inserir a tradução.
Quando você precisar de uma estatística de estudo, vá em Stats ou em seu símbolo. Aqui, você terá um relatório dos dias estudados. Quando você deixar de estudar em algum dia, você poderá ver essa informação pela falha dos quadradinhos ou falha nos gráficos. Escolha a opção do tempo da estatística que você precisa. Se for um mês, escolha para um mês. Assim, você consegue comprovar que estudou todos os dias naquele mês.
sexta-feira, 11 de setembro de 2020
terça-feira, 8 de setembro de 2020
QUAL É A MELHOR VERSÃO DO CAPTURE ONE PARA VOCÊ?
QUAL É A MELHOR VERSÃO DO CAPTURE ONE PARA VOCÊ?
Ao acessar o site do Capture One, você se depara com algumas versões do programa. Entre algumas dessas opções, temos:
1. For every câmera
2. For Fujifilm
3. For Sony
4. For Nikon
E em cada versão do programa, você poderá comprar ou assinar.
Um pouco mais abaixo, você encontra o demonstrativo comparando as versões com seus respectivos preços para a assinatura ou a compra.
Se você for até o final da página, encontrará todas as versões do programa.
Uma novidade, é a versão para estudantes universitários e para a educação.
Estudantes e professores universitários recebem um bom desconto do programa. No momento em que esse vídeo foi gravado, o desconto é de 65%. Contudo, isso poderá ser alterado a qualquer momento. Para receber o desconto, o estudante precisa comprovar que realmente é estudante, bem como o professor.
Se você quiser ter a versão gratuita do programa, escolha a opção Capture One Express. Você terá uma versão mais limitada, que lhe permite editar fotos de câmeras Fujifilm, Sony e fotos no formato em jpeg. Escolha se você quer o Capture One Express para Fujifilm ou para Sony e faça o download do programa.
Capture One Pro é o programa indicado para quem trabalha com vários tipos de câmeras. Se você possui muitas câmeras de marcas diferentes, então essa opção é a mais indicada. É também, a mais cara de todas.
Capture One Pro Fujifilm é indicado para quem só trabalha com câmeras Fujifilm. Essa versão do programa, somente vai servir para essa marca de câmera. Essa versão é bem mais barata do que a do Capture One Pro, mas tem todos os recursos dele.
Capture One Pro Sony é indicado para quem somente trabalha com câmeras Sony. Da mesma forma, essa versão funciona apenas com câmeras Sony. É também, uma opção mais barata do que o Capture One Pro.
Uma novidade é o Capture One Pro For Nikon, para favorecer quem usa somente câmeras dessa marca. Essa versão é mais barata do que o Capture One Pro.
A versão mais indicada é o Capture One Pro. Apesar de ser a versão mais cara, é a mais completa e vai funcionar com qualquer tipo de câmera. Mesmo que você trabalhe apenas com uma marca específica, um dia você poderá adquirir outra marca diferente de câmera, ou receber um arquivo que não seja a da sua câmera para editar.
Ao clicar na opção de comprar ou Assinar a versão do programa que você deseja, o site irá para a página que lhe permitirá escolher comprar ou assinar o programa com ou sem Estilos.
Você precisará usar um cartão de crédito ou débito ou ainda, utilizar uma conta do Paypal e assim, realizar o pagamento. Se você não tem conta no Paypal, basta fazê-la gratuitamente.
Caso tenha algum código promocional, basta inseri-lo no local indicado. Geralmente, você consegue um código promocional através de vários parceiros da empresa, como o meu canal do Youtube, por exemplo. Eu tenho um código permanente promocional. Vou deixá-lo na descrição desse vídeo, caso você queira comprar ou assinar o programa.
Comprar ou assinar o Programa?
Comprar o programa requer um investimento inicial maior, porém ele será seu para o resto da sua vida. Se algum dia você parar de trabalhar com fotografia, você poderá usar o programa normalmente, porque mesmo não trabalhando mais profissionalmente, você com certeza irá fotografar amigos, parentes, viagens, e entre outros.
Assinar o programa significa um investimento inicial menor. Existe a assinatura anual, com um pagamento único anual, ou você poderá optar pelo pagamento mensal, o que significa um investimento menor ainda. Para o plano mensal, você poderá escolher a opção de fidelidade de 12 meses, ou a opção flexível, onde você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento.
Se você calcular o valor total pago no período de um ano pela assinatura, verá que o valor das opções entre comprar e assinar não é tanto assim. Por isso, comprar o programa é a melhor opção. Caso você queira atualizar o programa quando a empresa lançar uma nova versão, poderá pagar pelo upgrade. Assim, poderá sair mais barato do que uma assinatura, porque você não precisa fazer o upgrade todo ano. Porém, mesmo que você faça o upgrade do programa uma vez por ano, poderá fazê-lo se quiser e quando você desejar e isso não vai impedir que você deixe de usar o programa.
É claro, que tudo o que foi dito aqui é algo pessoal e você precisa pesar as vantagens e desvantagens de comprar ou assinar o programa.
É bom lembrar que a empresa poderá alterar a disposição do site ou as opções de compra e assinatura do programa a qualquer momento. Por isso, algumas explicações dadas aqui, podem ser diferentes devido as possíveis alterações feitas pela empresa.