quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Alívio Para o Estresse


Alívio Para o Estresse





Em uma conferência, ao explicar para a plateia a forma de controlar o estresse, o palestrante levantou um copo com água e perguntou:

-"Qual o peso deste copo d'água? "

As respostas variaram de 250g a 700g. O palestrante, então, disse:

- "O peso real não importa. Isso depende de por quanto tempo você segurar o copo levantado."


"Se o copo for mantido levantado durante um minuto, isso não é um problema. Se eu o mantenho levantado por uma hora, vou acabar com dor no braço. Mas se eu ficar segurando um dia inteiro, provavelmente eu vou ter cãibras dolorosas e vocês terão de chamar uma ambulância."

E ele continuou: - "E isso acontece também com o estresse e a forma como controlamos o estresse. Se você carrega a sua carga por longos períodos, ou o tempo todo, cedo ou tarde a carga vai começar a ficar incrivelmente pesada e, finalmente, você não será mais capaz de carregá-la."


"Para que o copo de água não fique pesado, você precisa colocá-lo sobre alguma coisa de vez em quando e descansar antes de pegá-lo novamente. Com nossa carga acontece o mesmo. Quando estamos refrescados e descansados nós podemos novamente transportar nossa carga."

Em seguida, ele distribuiu um folheto contendo algumas formas de administrar as cargas da vida, que eram:

1 *  Aceite que há dias em que você é o pombo e outros em que você é a estátua.

2 *   Mantenha sempre suas palavras leves e doces pois pode acontecer de você precisar engolir todas elas.

3 *   Só leia coisas que faça você se sentir bem e ter a aparência boa de quem está bem, caso você morra durante a leitura.

4 *  Dirija com cuidado. Não só os carros apresentam defeitos e têm recall do fabricante.

5 *  Se não puder ser gentil, pelo menos tenha a decência de ser vago.

6 *   Se você emprestar R$200,00 para alguém e nunca mais vir essa pessoa, provavelmente valeu a pena pagar esse preço para se livrar dela.

7 *   Pode ser que o único propósito da sua vida seja servir de exemplo para os outros.

8 *   Nunca compre um carro que você não possa manter.

9 *   Quando você tenta pular obstáculos lembre que está com os dois pés no ar e sem nenhum apoio.

10 *   Ninguém se importa se você consegue dançar bem. Para participar e se divertir no baile, levante e dance, pronto.

11 *   Uma vez que a minhoca madrugadora é a que é devorada pelo pássaro, durma até mais tarde sempre que puder.

12 *   Lembre que é o segundo rato que come o queijo - o primeiro fica preso na ratoeira. Saiba esperar.

13 *   Lembre, também, que sempre tem queijo grátis nas ratoeiras.

14 *   Quando tudo parece estar vindo na sua direção, provavelmente você está no lado errado da estrada.

15 *  Aniversários são bons para você. Quanto mais você tem, mais tempo você vive

16 *  Alguns erros são divertidos demais para serem cometidos só uma vez.

17 *   Podemos aprender muito com uma caixa de  lápis de cor. Alguns têm pontas aguçadas, alguns têm formas bonitas e alguns são sem graça. Alguns têm nomes estranhos e todos são de cores diferentes, mas todos são lápis e precisam viver na mesma caixa.

18 *  Não perca tempo odiando alguém, remoendo ofensas e pensando em vingança. Enquanto você faz isso a pessoa está vivendo bem feliz e você é quem se sente mal e tem o gosto amargo na boca.

19 * Quanto mais alta é a montanha mais difícil é a escalada. Poucos conseguem chegar ao topo, mas são eles que admiram a paisagem do alto e fazem as fotos que você admira dizendo "queria ter estado lá".

20 *  Uma pessoa realmente feliz é aquela que segue devagar pela estrada da vida, desfrutando o cenário, parando nos pontos mais interessantes e descobrindo atalhos para lugares maravilhosos que poucos conhecem.



"Portanto, antes de voltarem para casa, depositem sua carga de trabalho/vida no chão. Não carreguem para casa. Vocês podem voltar a pegá-la amanhã. Com tranquilidade."

sábado, 3 de setembro de 2011

Bom relacionamento com os colegas de trabalho faz bem para a saúde

Bom relacionamento com os colegas de trabalho faz bem para a saúde
 
Não custa nada ser gentil, amigável e educado com os colegas de trabalho. Tais atitudes, além garantir a boa convivência e harmonia, também podem aumentar o tempo de vida. A constatação foi feita por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, que chegaram à conclusão que o apoio social de colegas de trabalho ajuda a reduzir o risco de morte, por qualquer causa, em um período de 20 anos.
Segundo os pesquisadores, as descobertas podem ter “implicações importantes para a promoção da saúde no ambiente de trabalho”. “Aumentar o apoio social entre as pessoas que trabalham juntas poderia, a princípio, reduzir os riscos de mortalidade dos envolvidos nessas interações sociais”, garantem.
Fonte: Blog Boa Saúde

Como as redes sociais podem influenciar nas questões acadêmicas


Como as redes sociais podem influenciar nas questões acadêmicas

Atualmente, é muito difícil encontrar um aluno que tenha acesso a internet e não esteja nas redes sociais. As inúmeras e constantes atualizações podem levar o jovem a ficar horas na frente do computador, mas sem tirar proveito do que as redes sociais podem oferecer nas questões relacionadas ao estudo. Para que o aluno saiba como usufruir dessas ferramentas, aqui vão algumas dicas:  
- Quando estiver estudando, pare de checar as atualizações e notificações para não tirar a concentração;
- Defina o tempo a ser gasto nas redes sociais. Desse modo, é possível estudar e ficar por dentro do que está acontecendo na rede;
- Faça parte da sua comunidade escolar ou crie uma para compartilhar atividades, informações e conteúdo com os colegas;
- Busque material multimídia que possa complementar a matéria que está sendo estudada em sala de aula e divida com os demais alunos.
Fonte: Guia do Estudante

Por que deixar tudo para a última hora?

Por que deixar tudo para a última hora?

Segundo um levantamento feito por Christian Barbosa, especialista em gestão de tempo, 33% dos profissionais brasileiros afirmam gastar duas horas durante o período de trabalho sem fazer nada de efetivo e 52% admitem deixar as atividades necessárias para a última hora. Um quadro que impressiona e, ao mesmo tempo, intriga. Se a pessoa tem tempo para fazer o que precisa, por que ela deixa sempre para a última hora?
Para a psicanalista Raquel Ajzenberg, da Sociedade Brasileira de Psicanálise, os motivos que levam uma pessoa a “empurrar com a barriga” determinada tarefa estão ligados a duas dificuldades maiores: autoboicote e hábito de trabalha sob pressão.
De acordo com ela, o autoboicote é quando “a pessoa, por motivos inconscientes, recua sempre que está perto de uma situação de sucesso” ou quando é perfeccionista. Nesse último caso, o medo de fazer alguma coisa que não fique impecável impossibilita a pessoa de continuar realizando a tarefa.
Existem ainda aquelas pessoas que demoram a fazer até mesmo aquilo que elas gostam. Para Barbosa, isso é um padrão mental adquirido por força do hábito. “A pessoa treinou para produzir sob pressão. Se treinou, dá para destreinar e aprender um novo modelo de lidar com o tempo”, afirma.
Fonte: Folha Online (Equilíbrio e Ciência)