Por que deixar tudo para a última hora?
Segundo um levantamento feito por Christian Barbosa, especialista em gestão de tempo, 33% dos profissionais brasileiros afirmam gastar duas horas durante o período de trabalho sem fazer nada de efetivo e 52% admitem deixar as atividades necessárias para a última hora. Um quadro que impressiona e, ao mesmo tempo, intriga. Se a pessoa tem tempo para fazer o que precisa, por que ela deixa sempre para a última hora?
Para a psicanalista Raquel Ajzenberg, da Sociedade Brasileira de Psicanálise, os motivos que levam uma pessoa a “empurrar com a barriga” determinada tarefa estão ligados a duas dificuldades maiores: autoboicote e hábito de trabalha sob pressão.
De acordo com ela, o autoboicote é quando “a pessoa, por motivos inconscientes, recua sempre que está perto de uma situação de sucesso” ou quando é perfeccionista. Nesse último caso, o medo de fazer alguma coisa que não fique impecável impossibilita a pessoa de continuar realizando a tarefa.
Existem ainda aquelas pessoas que demoram a fazer até mesmo aquilo que elas gostam. Para Barbosa, isso é um padrão mental adquirido por força do hábito. “A pessoa treinou para produzir sob pressão. Se treinou, dá para destreinar e aprender um novo modelo de lidar com o tempo”, afirma.
Fonte: Folha Online (Equilíbrio e Ciência)
Nenhum comentário:
Postar um comentário