sábado, 16 de janeiro de 2021

Você fará uma boa prova no Enem

Vai fazer a prova do Enem? Fique


tranquilo. Você se preparou, dedicou horas de estudo. Tem tudo para dar certo. Mas, mesmo assim, você está preocupado com o seu ou o desempenho dos outros?

Você fica pensando como é que algumas pessoas conseguem tirar 1000 pontos na prova de redação? Pense bem, 1000 é um notão e você tirando um valor bem menor do que esse. Mas sabia, que você não precisa ficar preocupado com todos àqueles que tiram notas altas na redação.

Veja bem. Existem pessoas que fazem a redação do Enem somente para ver quanto vão tirar. Assim, você não precisa ficar pensando que sua nota nem se compara com a nota de alguém que tira mais de 900 na redação.

Por exemplo, eu sou professor de redação e vou fazer a redação do Enem para ver quanto vou tirar. Se eu sou professor de redação, eu tenho que tirar mais de 900, se eu não tirar, algo está errado comigo. Sabe por quê? Primeiro, eu sou professor de redação. Geralmente, vou fazer apenas a redação. Não estou preocupado com as outras provas. Não estou preocupado em entrar em nenhuma faculdade. Além disso, vou poder dedicar todo o tempo que eu quiser para fazer a redação. Vou poder ler mais atentamente as instruções e os textos de apoio. Terei mais tempo para planejar uma redação brilhante. Terei tempo para escrever e depois corrigir a minha escrita e melhorá-la cada vez mais. Por isso, eu espero tirar mais de 900 na redação.

Por outro lado, você está aí, preocupado com o Enem. Se vai entrar ou não na faculdade dos seus sonhos. Vai fazer uma redação com menos tempo, porque precisa fazer as outras provas e talvez vai tirar uma nota menor do que a minha. Mas a sua nota realmente será menor do que a minha? Talvez, você vai tirar bem mais do que eu. Sabe por quê? Se eu não estou preocupado com as outras provas, provavelmente, não terei estudado para elas. Sendo assim, posso não tirar uma boa nota e nem querer fazer as outras provas. E ao somar a média de todas as notas, você provavelmente ficará com uma nota maior do que a minha.

Por isso, não tenha medo da sua nota da redação. Você poderá ficar com uma nota maior do que quem tirou uma nota boa nela.

Além da redação, muitas pessoas ficam assustadas com o ato de fazer a prova em si. Pensam que é preciso tirar uma nota X de qualquer jeito. Saiba que, ao fazer a prova com esse tom de ultimado, ou seja, “eu tenho que tirar uma nota alta de qualquer jeito”, somente trará ansiedade e estresse.

Eu conheço uma pessoa que passou em um concurso que precisava ter carteira de motorista para continuar no emprego. Naquela época, a pessoa tinha um ano para tirar a carteira e se não tirasse, seria demitida. O coitado tentou tirar a carteira várias vezes e foi reprovado. Ele sempre estava ansioso para conseguir o documento que faltava para a sua permanência no emprego. Quase terminado o prazo, ele ainda não tinha o documento. Bem no final, ele passou em outro concurso e não precisava mais tirar a carteira de motorista com tanta pressa. E não é que ele conseguiu tirar a carteira de “primeira”, após ter passado o estresse e a ansiedade de passar no teste?

Por isso, faça a prova sabendo que se você não tirar uma nota desejada, poderá fazer o teste novamente. Não entrar na faculdade dos seus sonhos agora, não significa fracasso. Principalmente em cursos mais concorridos, como medicina, por exemplo. Fracasso é você desistir de algo. Às vezes, é melhor optar por outro curso, enquanto você espera fazer o Enem novamente até passar no curso desejado. Não passou em medicina? Faça o teste novamente no próximo ano e enquanto isso, você poderá dedicar mais tempo para se preparar.

Não fique preocupado com a prova do Enem. Encare-a de forma tranquila, como algo simples a ser feito, um desafio, um jogo, uma brincadeira. Confie na sua preparação. Nunca fique pensando que esse será o teste que irá definir o seu futuro. A prova do Enem nada mais é do que uma simples prova. Uma prova diferente das que você já fez. Se você já fez provas antes, essa não será nem mais fácil e nem mais difícil e sim diferente.

Para ajudar ainda mais a sua tranquilidade no dia da prova, no dia anterior ao teste, faça atividades positivas e que você goste para se distrair e descansar a cabeça. Nos dias anteriores ao teste, tente dormir o suficiente. Encare o teste como algo simples e que poderá ser feito novamente. Sempre que terminar uma etapa, peça para ir ao banheiro antes de começar a fazer outro conjunto de questões. Isso é ótimo para se distrair e deixar o seu cérebro mais preparado para uma mudança de raciocínio.

E no mais, confie em você. Tenho certeza de que você alcançará seus objetivos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário