Controle o Capture One com o X-touch
Mini da Behringer
Muitas pessoas já usam um
controlador MIDI com o Lightroom e quem usa sabe como esse aparelho facilita o
processo de edição. Eu não uso mais o Lightroom para editar minhas fotos, mas
quando usava, eu usava esse controlador midi e posso lhe dizer que com certeza,
a edição era bem mais rápida e prática.
Eu sentia muita falta de usar um
controlador desse tipo no capture one. Existem alguns modelos próprios para o
Capture One, só que eles são muito caros. Esse modelo que estou usando, é bem
mais barato e é fácil de encontrar.
Limitações (quais ferramentas poderão ser usadas?)
Para começar, é preciso dizer que existem
algumas limitações no uso do aparelho para controlar as ferramentas do Capture
One. Você só conseguirá controlar as ferramentas que estão listadas dentro dos
atalhados. Qualquer ferramenta que você puder usar um atalho, poderá ser
controlada pelo Xtouch mini, inclusive o uso do pincel para alterar o seu tamanho,
a suavidade, opacidade e fluxo. Basta ir em Edit, Edit Keyboard Shortcuts e
Other para ter acesso a lista completa de ferramentas que poderão ser usadas.
O uso do controlador é um pouco
diferente do que acontece no Lightroom. No Lightroom, você consegue controlar
quase todas ou todas as funções do programa. Pelo menos na época em que eu
usava o Lightoom, eu conseguia controlar todas as funções do Lightroom no
Xtouch. E isso não acontece com o Capture One. Mas, essa limitação do uso de
todas as ferramentas não é de toda ruim. Isso porque, o processo de edição de
fotos no Capture One é bem mais eficiente do que no Lightroom, motivo pelo qual
eu mudei de programa. O que eu faço é justamente sincronizar as edições das
fotos tiradas nas mesmas condições de iluminação e depois de tudo terminado, eu
faço uma revisão geral em todas as fotos, fazendo pequenos ajustes justamente
com as ferramentas que incluí no Xtouch. Dessa forma, o uso do controlador se
torna muito versátil e prático.
Software
É preciso usar um software para que
você possa controlar o Capture One com o Xtouch. O software que usei para
mapear as ferramentas do Capture One no Xtouch mini foi o Bome MIDI Translator.
No site do software, você encontra a versão Pro e a clássica. A versão Pro
serve para Windows e Mac, porém ela se limita a funcionar apenas 20 minutos.
Você poderá usar o programa quantas vezes quiser, porém, por apenas 20 minutos.
Se você não quer comprar o programa, basta fechá-lo quando completar os vinte
minutos e abri-lo novamente. Já a versão clássica, não tem essa limitação. Ela
é recomendável se você não quer comprar o programa. Contudo, ela funciona
apenas com o Windows. Ela é mais limitada do que a versão Pro, mas para a
função de controlar as ferramentas do Capture One usando o Xtouch, ela serve
perfeitamente. Então, se você usa o sistema operacional Windows e não quer
comprar o programa, eu recomendo a versão clássica.
Usando o Software
Usar o programa é muito simples.
Contudo, é preciso ter atenção na hora de colocar os comandos. Essa é a parte
chata do procedimento porque requer muita atenção para não errar.
Vá em Midi in e escolha o
controlador. Se o nome do seu controlador não estiver listado aqui, então ele
não é compatível. Mas esse programa aceita vários modelos. Depois, vá em midi
out e clique no nome do seu controlador midi.
Existem dois blocos de ferramentas.
O bloco da esquerda corresponde ao campo Preset. O bloco da direita corresponde
as ações que serão criadas.
Clique no sinal de mais no bloco da
esquerda para criar um Preset e nomeie-o Capture One, porque ele será usado com
essa finalidade. O que é interessante, é que você poderá usar esse programa
para controlar outros programas ou jogos e minimizar o uso de ações complexas e
ou repetitivas.
No sinal de mais do bloco direito,
clique para criar uma ação. Vou nomeá-la Exposure Up e ela será usada como
exemplo para aumentar a exposição. Clique no sinal de mais novamente para criar
outra ação para reduzir a exposição. Vou nomeá-la Exposure Down.
Acima na barra, temos Name para o
nome da ação, Incoming Trigger é a tecla ou botão que será usado no aparelho,
Outgoing Action será a tecla de atalho
usada para alterar a ferramenta de edição no Capture One.
De dois cliques para chamar a aba de
edição. Options é a parte do nome da ação e se ela está ativa ou não. Incoming
será a aba que vai registrar o movimento de um dos botões do aparelho midi.
Você marca a opção de Capture Midi e movimenta o botão do aparelho que escolher
para a função. A aba Outgoing receberá a tecla de atalho do Capture One. Clique
no menu dropdown e escolha Key stroke Emulation. Clique dentro do retângulo do
Key Press or Sequence e digite a tecla de atalho correspondente. Quando
terminar, escolha Apply para que o programa registre os comandos.
Procedimento
Antes de começar a mapear todo o seu
programa, é melhor você planejar para não perder o seu trabalho. Eu sugiro
listar o que você quer mapear. No meu caso, vou mapear as seguintes ferramentas.
(Colocar na tela a lista) São 11 ferramentas. Se eu usar um botão do Xtouch
para controlar cada ferramenta, por exemplo um mesmo botão irá aumentar e
reduzir a exposição, então vou precisar de 11 botões no total. Se eu usar dois
botões, um para aumentar e o outro para reduzir a exposição, por exemplo, vou
precisar de 22.
1. Listar os itens que você quer mapear
a.
HDR:
Hightlight, Shadow, White, black
b.
Exposure:
Exposure, brightness, saturation
c.
Clarity:
Clarity, structure
d.
Vignetting:
Amount
e.
White
Balance: Kelvin
f.
Total
= 11 ferramentas = 22 teclas no XtouchMini
2. Anotar as teclas de atalho
Ao passo que você for usando as teclas
de atalho, sugiro anotá-las em um lugar seguro porque poderá precisar delas
depois, caso queira usá-las em outro computador ou quando o programa for
atualizado. Uma atualização poderá alterar algumas teclas de atalho.
3. Criar uma lista de atalhos específicas
no Capture One
Eu sugiro que crie uma lista de
atalho no Capture One especificamente para esse fim, para que você não altere
os atalhos padrão.
Para criar os atalhos específicos
para o Xtouch, vá em Edit, Edit keyboard shortcuts, clique no sinal de mais,
nomeie o novo grupo de atalhos e pressione OK.
4. Salvar área de trabalho na ordem do
uso do Xtouch mini
Outra sugestão que faço, é salvar
uma área de trabalho específica para o Xtouch mini para facilitar na hora de
usar os botões. Se você salvar a área de trabalho na ordem dos botões do
aparelho, ficará mais se lembrar qual botão faz o quê.
Como você já anotou as ferramentas
do Capture One que quer mapear, organize a área de trabalho na ordem em vai
usar no aparelho. Deixe as abas abertas e retire as que você não precisa. Assim
que terminar, vá em Windows, Save Workspace, nomeie a sua área de trabalho e escolha
Save.
Não se preocupe, você poderá alterar
essa área de trabalho no futuro, visto que quando for usando o aparelho, você vai
querer fazer ajustes para melhorar o uso dos controlador midi com o Capture
One. Basta ir novamente em Windows, Workspace, save workspace, clique no menu
dropdown, escolha o nome que você salvou anteriormente, clique em Save e Yes
para substituí-lo.
Antes de mapear o controlador
Antes de você mapear o controlador,
é preciso decidir se irá usar uma ou duas teclas para cada função e vou te
mostrar o motivo.
Usando a mesma tecla.
Você move o botão para uma direção
para aumentar a exposição e move o mesmo botão para a outra direção para
reduzir a exposição.
Ao usar a mesma tecla, o aparelho
precisa atingir o limite máximo do botão. Eu não achei isso muito prático,
porque para fazer pequenos ajustes, você precisa mover o botão até o seu máximo
e se quiser ajustar ao contrário, precisará mover o botão par o seu mínimo.
Quando estiver aumentando a exposição, por exemplo e precisar reduzi-la um
pouco, precisará dar a volta total no controle, e para pequenos ajustes, você
terá que rodar bastante o controle. Por isso, eu sugiro as duas opções a
seguir.
Opção 1: usar a mesma tecla e como o botão também pode
ser pressionado, eu giro o botão para um lado para reduzir ou aumentar a
exposição, por exemplo, e aperto no mesmo botão para aumentar ou reduzir. Essa
é uma forma muito prática que vai economizar o uso dos botões do aparelho.
Opção 2: usar dois botões. Um para aumentar a
exposição, por exemplo, e o outro para reduzir. Essa opção também é muito boa,
mas ela vai usar muitos botões do aparelho. Por isso, que ao listar os itens a
serem mapeados, eu disse que poderia gastar o dobro, no meu caso, são 11
ferramentas, então, eu precisaria de 22 botões. Como o aparelho tem muitos
botões, já que você poderá usar o Layer A e Layer B, talvez você poderá usar
essa opção. Eu prefiro essa opção a do clique. O clique é muito barulhento. Mas
é você quem decide.
Mapeando o controlador
Vamos agora inserir os comandos. É
claro que vou fazer isso apenas com um deles, porque esse procedimento é
demorado.
Sugiro seguir essa ordem:
1.
Gravar
o movimento do botão no Xtouch;
2.
Inserir
a tecla de atalho;
3.
Testar
o comando no Capture One.
Vou usar a opção de usar o mesmo
botão com o clique:
De dois cliques no Expoure Up. Na
aba Incoming, clique na opção para gravar o movimento do botão do aparelho
midi. Vou mover o controle até atingir o limite que é o número 127. Se fosse o
contrário, seria o número 0. Na aba Outgoing, clique no menu dropdown e escolha
Key Stroke Emulation. Clique dentro do retângulo e pressione as teclas de
atalho correspondentes para aumentar a exposição. Clique em Apply para o
programa registrar os comandos. Vá para o Capture One e movimente o botão do
Xtouch até o seu máximo para ver ser ele vai aumentar a exposição da foto. Se
deu certo, volte ao programa e clique em Close. Se não deu certo, você deve ter
usado um botão diferente ou uma tecla de atalho diferente. Repita o
procedimento. Com teclas de atalhos mais complexas, é muito comum isso
acontecer. Ao reinserir as teclas de atalho no campo Outcoming, você consegue
resolver o problema. Por isso, é importante ir testando um por um.
Dê dois cliques em Exposure down. Na
aba Incoming, marque a opção Capture MIDI e dê alguns cliques no botão do
aparelho. No meu caso, um clique não foi o suficiente. Ao registrar apenas um
clique, eu precisei dar dois cliques para fazer uma mudança no comando. Na aba
Outcoming, no menu dropdown, escolha Key stroke Emulation. Clique dentro do
retângulo e pressione as teclas de atalho correspondentes para reduzir a
exposição. Clique em Apply. Vá para o Capture One e dê alguns cliques para ver
se a exposição da foto está sendo reduzida. Teste usando os dois controles.
Tente aumentar e reduzir a exposição da foto usando os comandos criados.
Se tiver dado certo, indica que você
inseriu corretamente os comandos. Agora, basta ir fazendo o mesmo procedimento
para todas as ferramentas que você quiser mapear.
Não se esqueça de salvar o seu
trabalho.
Compensa usar o controlador?
A questão importante é: compensa
usar o controlador MIDI? Essa é uma questão bem pessoal. Na mesa do computador
já tem o mouse, teclado e geralmente uma mesa digitalizadora. Com esse
aparelho, você teria mais um espaço ocupado. É possível usar vários os atalhos
usando o teclado e a própria mesa digitalizadora. Mas se o espaço não for o
problema, esse aparelho é interessante para se fazer os ajustes finais do jeito
que faço. É claro, que o preço é um grande peso na decisão de compra. Se for
para gastar muito, eu acho que não valeria a pena, como é o caso de um certo
aparelho que se encontra a venda no mercado e que foi feito especificamente para
o Capture One. Ele é bem caro e não valeria a pena o investimento. O Capture
One é um programa que simplifica bastante a edição. Se fosse para o Lightroom,
talvez eu compraria, dependendo do preço.
No caso desse controlador MIDI, como
ele é pequeno e não é tão caro, talvez valha o investimento.
Conte para nós como é sua
experiência com o controlador MIDI e o Capture One. Você usa algum? Tentou fazer
o que eu ensinei aqui? Deu certo? Achou que vale a pena? O seu feedback vai enriquecer
bastante esse vídeo.
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Vejo você no próximo episódio. Bye
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