quarta-feira, 31 de março de 2021

Ferramenta HDR do Capture One


 

A Ferramenta High Dynamic Range

High Dynamic Range é conhecido com HDR. HDR é a capacidade da câmera registrar detalhes em partes mais claras e mais escuras de uma só vez. Quanto mais HDR, mais detalhes nessas áreas.

Contudo, esses detalhes ficam escondidos no arquivo no formato RAW, ou perdidos no arquivo no formato JPEG.

É aqui que entra a ferramenta High Dynamic Range do Capture One.

A ferramenta High Dynamic Range foi projetada para ajustar tanto áreas claras, quanto áreas escuras, recuperando detalhes que aparentemente foram perdidos.

Use o controle Highlight e o mova para a esquerda, para recuperar detalhes nas partes claras. Use o controle Shadow e o mova para direita para recuperar detalhes nas partes escuras.

Os controles Highlight e Shadow têm uma abrangência maior do que os controles White e Black.

Use o controle White para um ajuste mais fino nas áreas claras e o controle Black para um ajuste mais fino nas áreas escuras.

Para aproveitar toda a potencialidade dessa ferramenta, tire fotos no formato em RAW. Fotos no formato em JPEG já foram processadas automaticamente e assim, não possuem mais todos os detalhes tirados pela câmera.

sexta-feira, 26 de março de 2021

Ferramenta Biblioteca do Capture One


 

A Ferramenta da Biblioteca

 

A biblioteca do Capture One é considerada uma ferramenta porque ela lhe permite usar recursos avançados de organização, possibilitando encontrar fotos mais facilmente.

É através da biblioteca onde ocorre a navegação de todas as fotos de um catálogo ou de uma sessão. Como ela é diferente em um e em outro, vamos ver primeiro a biblioteca de um catálogo.

 

No catálogo, a biblioteca é dividida em três secções.

Catalog Collections, ou coleções do catálogo, mostram atalhos para todas as fotos do catálogo, as últimas 10 importações feitas, capturas recentes e fotos que estiverem na lixeira.

User Collections, ou coleções de usuários, mostram coleções virtuais criadas por você, como álbuns ou Smart álbuns.

Por último, a área das pastas mostra o local físico exato onde as fotos estão salvas.

 

Já na sessão, a biblioteca é diferente.

Session Folders, ou Pastas da Sessão, são organizadas em Capture Folder, ou pasta de captura, Selects folder, ou pasta das fotos selecionadas, Output Location, ou fotos exportadas e Trash folder, ou pasta da lixeira.

Essas pastas são criadas automaticamente em toda sessão.

Session Albums ou álbuns da sessão, permite criar álbuns ou smart álbuns para melhor organizar suas fotos.

Álbuns são coleções que você cria para acrescentar fotos de forma manual, ou seja, é preciso arrastar uma ou mais fotos para o álbum criado.

Smart Albuns são coleções que lhe permitem usar regras para que as fotos sejam organizadas dentro delas de forma automática, como por exemplo, através da classificação de cores, números ou palavras-chaves.

Session Favorites, ou favoritos da sessão, permite você acrescentar outras pastas do seu computador ou de um armazenamento externo, como um NAS, por exemplo, para que o programa possa acessar as fotos através delas.

System Folders, ou pastas do sistema mostram uma visão completa de todo o sistema de arquivos que estiverem montados no computador.

quarta-feira, 17 de março de 2021

Estilos do Pincel - Style Brushes do Capture One


 

Style Brushes – Estilos do Pincel

 

Com os estilos do pincel, você poderá usar ou salvar ajustes localizados. No espaço de trabalho padrão, a ferramenta do estilo do pincel poderá ser encontrada na aba das ferramentas de exposição.

O programa traz alguns estilos padrões divididos em: Color, enhancements e Light and contrast.

Ao clicar em um estilo, o pincel será automaticamente selecionado. Suas configurações mudarão de acordo com o estilo selecionado.

A maioria dos estilos do pincel possui Flow baixo, para que você tenha maior controle em sua aplicação.

Caso queira aplicar o efeito de forma mais intensa, aumente o Flow nas configurações do pincel.

Para alterar as configurações do pincel, clique no botão direito do mouse em cima da foto e ajuste os controles.

Ao marcar Brush with Layers, o pincel irá manter as configurações definidas para cada layer. Ao marcar Eraser with Brush, a borracha acompanhará as mesmas configurações do pincel.

Em Light and Contrast, escolha o estilo Burn para escurecer partes da foto. Ao usar o pincel, um novo layer será criado.

Escolha o estilo Dodge, para clarear partes da foto. Ao usar o pincel, teremos outro layer.

Quando você alternar entre os Layers, as configurações do pincel serão automaticamente ajustadas de acordo com cada layer, porque você marcou a opção Brush with Layers, na aba das configurações do pincel. Assim, você não precisará ajustar o pincel sempre que mudar de layer.

O tamanho do pincel depende da resolução da imagem. Assim, o seu tamanho não muda. Mas, ao ajustar o tamanho do pincel pela primeira vez com a opção Brush with Layers marcada, você poderá manter um tamanho diferenciado para cada foto ao alternar entre os Layers.

Você poderá salvar estilos. Crie um layer vazio. Mova os controles dos ajustes de edição. Clique no botão direito do mouse para ajustar as configurações do pincel. Clique nos três pontinhos e selecione Save Style Brush. Na aba, escolha os ajustes e as configurações do pincel que farão parte do estilo e clique em salvar. Nomeie o estilo e clique em salvar.

Outra forma de salvar estilos, é clicar em um layer com o botão direito do mouse e escolher Save Adjustments as Style Brush

Para acessar o estilo do pincel criado, vá em Custom Style Brushes.

Se você quiser usar o mesmo estilo do pincel em um layer diferente, clique no estilo com o botão direito do mouse e escolha Use On New Layer. Use essa opção para variar a opacidade entre esses Layers.