quarta-feira, 30 de maio de 2012

Economize combustível com atitudes simples

Economize combustível com atitudes simples 

 

 Economizar é bom e todo mundo gosta. Especialmente quando o item em questão é o combustível nosso de cada dia, cujas altas podem atrapalhar o orçamento pessoal, além de fazerem um grande barulho na economia brasileira. Uma pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) apontou que o povo brasileiro gasta mais com o carro do que com educação. O gasto com aquisição de veículos ou combustível representa 10,8% do orçamento familiar.

Algumas pequenas atitudes podem ajudar a economizar combustível, especialmente se levadas a sério e regularmente:

1. Faça manutenção periódica no seu veículo
Checar regularmente se seu carro funciona de maneira adequada é um ponto importante para não gastar combustível à toa. Verifique sempre o óleo do motor, balanceamento das rodas, óleo de freio e outros itens que precisam de atenção periódica.

2. Mantenha os pneus calibrados
Não se esqueça de calibrar os pneus e verificar a pressão do ar, especialmente ao realizar viagens mais longas. Quaisquer desequilíbrios na calibragem ou pressão baixa do ar nos pneus pode significar maior queima de combustível (e dinheiro!).

3. Estacione na sombra
Estacionar seu carro em uma sombra não é ideal apenas para poupar quem entra no carro do calor ou, ainda, preservar a pintura do automóvel. Isso também deve ser feito porque, uma vez que a temperatura interna demora mais a cair, o ar condicionado é mais sobrecarregado e o carro usa mais combustível.

4. Freie e acelere menos vezes
Se você mudar sempre a aceleração ou frear muito durante a condução, isso queimará mais combustível. Assim, sempre que você estiver dirigindo na 'hora do rush', use mais 2ª ou 3 ª marchas e menos marchas maiores. Isto vai certamente reduzir o consumo do seu carro.

Vale lembrar que a qualidade do combustível utilizado também pode contribuir com o maior ou menor consumo, bem como com o bom funcionamento do veículo.

Com informações do Green Diary (site Consumidor Moderno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário